Páginas

1 de julho de 2014

Resenha de "Extraordinário", de R.J Palacio


Oi gente, como vocês sabem estou de volta e agora com mais posts... Prometo que não vou postar só resenhas, mas como eu li muitos livros nesse meio tempo em que estava afastada, preciso compartilhar alguns deles com vocês. Começando por um livro 'Extraordinário", em todos os sentidos, na mensagem que passa, na narração da história, enfim, em TUDO! Vou confessar que ele não era o primeiro livro da minha lista, e só o comprei mesmo por causa do preço (R$19,90 na Saraiva) e porque não tinha nenhum outro que valesse tanto a pena na livraria (livros são muito caros hoje em dia, merece um post!).. Bem, não me arrependo de tê-lo comprado em nada, e vocês vão entender porque eu digo isso quando chegarem ao final do post. Vamos conhecer a história de Auggie?



Imagem: Carol B.
Autor: R.J Palacio
Título Original: Wonder
Editora: Intrínseca

Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Milha Leitura:

Eu simplesmente amei o livro, o Auggie ganha a gente com seu jeito de ser, e eu particularmente não consegui imaginá-lo com o rosto deformado, porque não interfere em nada da sua bondade natural. Fã de Star Wars ele é um menino comum que nunca foi para a escola por causa das suas diversas cirurgias, e a história se passa exatamente no momento em que ele enfrenta essa fase, a entrada no quinto ano do colégio e as novas amizades, verdadeiras e falsas. Bem, eu sou suspeita pra falar, porque leio livros muito rápido, mas esse eu li acho que em menos de um dia, porque não conseguia parar nenhum minuto.. Bem, amei a escrita do livro, é confortável, sem muitas repetições e o embalo da história faz com que você leia mais rápido ainda, é emocionante e eu li cada palavra com lágrima nos olhos, mas não cheguei a chorar em nenhum momento. A história é dividida em partes, cada parte com a visão de uma personagem, e isso é ótimo, porque vemos como cada um vê a deficiência de Auggie e como lidam com isso. o final é lindo, eu amei, acho que todo mundo precisa ler "Extraordinário" para enxergar a vida de um outro modo e sem preconceitos e julgamentos precipitados, como quando vemos um deficiente na rua e encaramos como se fossem bichos de outro planeta, mas temos que lembrar que eles são iguais a nós, e pronto!
Espero que tenham gostado e que leiam esse livro maravilhoso que pode (e vai) mudar o seu jeito de ver a vida... 

Imagem: Carol B.
Dica: No começo de cada parte tem frases lindas de músicas, textos e etc. Ah, e no final do livro também!

"Não basta ser amigável. Você tem que ser amigo." - Charlotte Cody (Personagem do  livro).

Beijos, Carol :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário