Páginas

4 de dezembro de 2013

Resenha de "As Vantagens de ser invisível" depois de muito tempo...

Imagem: Google

Autora: Stephen Chbosky
Titulo original: The perks of being a wallflower
Editora: Rocco

Oi Pessoal! Como eu prometi no post anterior, eu vou fazer a resenha do livro que eu estava lendo: "As vantagens de ser invisível", eu já terminei faz um tempo, só não fiz o post porque agora já estamos no final do ano e o colégio fica com a rotina mais puxada, né? Então finalmente vou falar um pouquinho do livro e do que eu achei dele (vou tentar não falar spoilers, tá gente?).



Sinopse:

Manter-se à margem oferece uma única e passiva perspectiva. Mas de uma hora para outra sempre chega o momento de encarar a vida do centro dos holofotes.
A luta entre apatia e entusiasmo marca o fim da adolescência de Charlie nesta história divertida e ao mesmo tempo instigante.

Minha Leitura:

Charlie é um menino de 15 anos tímido, inteligente e com alguns traumas de infância, além disso é muito solitário e não tem uma visão profunda das coisas. O livro se baseia nas cartas que ele escreve para o seu "amigo", que ao decorrer da história supomos que somos nós mesmos, os leitores. Como eu disse, o livro se baseia nas cartas, então todo o texto é como se fosse um dia em que ele escreve, como um diário. Tem muita gente que gostou da escrita do livro, mas eu particularmente, achei muito repetitiva, mas talvez seja pelo fato das cartas serem escritas por um adolescente, e não por um escritor profissional, mas como a história é muito boa, deixei passar por causa disso. Então voltando, tudo começa mudar na vida de Charlie quando ele conhece Patrick e Sam, e acaba os amando como se fossem seus próprios irmãos. Muitas coisas acontecem na vida do menino e muitas das suas "primeiras vezes" são relatadas na história. Ele aprende a ser querido, a enfrentar as coisas de frente e a ser o centro das atenções. Quem ajuda Charlie com seus sentimentos, com seus trabalhos de escola e conversa com o menino como se fosse mesmo um amigo é seu professor Bill, enquanto Patrick e Sam fazem ele viver intensamente, aproveitando cada momento. A verdade é que Charlie nunca foi compreendido, e apesar de todo mundo dizer isso, EU não acho que ele tem problemas psicológicos, só acho que ele teve muitos problemas enquanto era criança e não aprendeu a lidar com todos, até porque o seu único amigo de antes cometeu suicídio, e foi daí que Charlie ficou mais solitário, pois já havia perdido sua tia quando era menor. O livro é praticamente isso e não acho que deixou nada no ar, o final foi meio vago mas na minha opinião foi perfeito! Eu acho que pelo que eu falei pareceu muito dramático, mas além disso é muito romântico e engraçado, na dose perfeita. Eu recomendo muito, ainda mais se virem o filme depois, porque também é muuuito bom.

Comparação com o filme:

Vi comentários de algumas pessoas que odiaram o filme perto do livro, mas pra ser sincera, eu achei perfeitamente perfeito, e com todos os detalhes, foi o filme que eu vi que pra mim foi mais fiel ao livro do que qualquer outro. Posso até ser suspeita, porque não aguentei e assisti antes de ler, então pode ser que isso influencie em alguma coisa né? Ninguém sabe. A única diferença que eu me lembre é que não chorei no filme, e sim no livro. Mas acho que isso é natural porque o livro sempre passa mais emoção e ninguém pode negar isso. Mas é praticamente isso que eu tenho pra dizer, "As vantagens de ser invisivel" tem muitos detalhes que vocês tem que ler pra entender e aproveitar cada palavra.

Recomendações:

Como o livro retrata as "primeiras vezes" de Charlie como eu disse antes, chega a ser um pouquinho pesado, não muito, nada que incomode, mas fala muito de sexo, drogas e essas coisas da adolescência. Assim, pra mim foi normal, não incomodei nada, mas se você não quer saber desse tipo de coisa é melhor não ler.. Quer dizer, leia, porque vale a pena, é muito bom mesmo.



Beijos e espero que tenham gostado ;)  Carol  

Nenhum comentário:

Postar um comentário